Responsabilidades em Computação em Nuvem. Quem é responsável pelo quê?

A computação em nuvem é uma tecnologia revolucionária atualmente sendo utilizada para fornecer serviços de TI online.

Os provedores de serviços em nuvem oferecem serviços de computação que incluem aplicações comerciais completas e espaço de armazenamento de dados para vários clientes localizados em diferentes lugares.

Isso significa que os clientes podem utilizar os serviços de computação em nuvem de seus computadores ou dispositivos móveis a partir de qualquer lugar do mundo. 

Responsabilidades em Computação em Nuvem
Saiba um pouco mais sobre as responsabilidades quando o assunto é computação em nuvem

Ao fornecer serviços a diferentes clientes ao mesmo tempo, o provedor é capaz de oferecer esses serviços a uma taxa acessível.

LEIA TAMBÉM:

Através dos serviços de computação em nuvem, consumidores, organizações públicas e empresas podem ter acesso a muitos serviços acessíveis que são muito caros para obter por conta própria.

Abaixo analisaremos as responsabilidades dos consumidores e dos provedores de serviços na nuvem.

Quem mantém a propriedade? 

O provedor de serviços em nuvem não se reserva o direito de usar, manipular ou acessar os dados do cliente, a menos que seja permitido pelo cliente do serviço.

Portanto, os clientes retêm o direito de propriedade para usar seus próprios dados. Os consumidores de serviços devem saber que esta questão pode ser complicada se várias partes acessarem estes dados; um bom exemplo é um serviço business-to-business onde fornecedores e consumidores têm acesso aos dados.

Os consumidores devem ser cuidadosos ao permitir o acesso de múltiplos usuários.

Os Acordos de Nível de Serviço São Significativos para Abordar Remediação, Responsabilidades e Resultados Empresariais

Os serviços de informática podem facilmente sofrer devido a lentidão e falhas, mas muitos provedores raramente se comprometem com os tempos de recuperação ou até mesmo explicam o tipo de procedimentos que provavelmente irão seguir.

Os acordos de nível de serviço descreverão os compromissos do prestador de serviços

Os serviços em nuvem exigem este tipo de acordo dependendo do tipo de serviço de computação em nuvem fornecido. O acordo deve ser relevante para seu negócio, mesmo que os provedores de serviços raramente os personalizem.

O acordo de nível de serviço deve ser abrangente para que possa captar questões comerciais relacionadas ao seu negócio.

MAIS NOTÍCIAS

Notificações e outras mudanças que podem afetar os processos de negócios do consumidor

Os consumidores de serviços comprarão serviços na nuvem a fim de apoiar seus processos comerciais, mas às vezes os fornecedores podem alterar os termos logo após o consumidor se cadastrar com eles.

Essas mudanças podem incluir upgrades e preços, o que pode prejudicar seu negócio porque é caro mudar para outro provedor. 

Um prestador de serviços não pode garantir a prestação de um serviço sem interrupções.

Em vez disso, um provedor tem a responsabilidade de proteger o negócio de seu consumidor, fornecendo notificações avançadas de mudanças ou atualizações importantes do sistema.

Tais mudanças incluem a introdução de novas versões de serviços, atualização de software, mudança de local, instalações de proteção, saída de negócios e assim por diante.

Exigências legais no que diz respeito às jurisdições do local onde o provedor opera

É provável que os consumidores de serviços negligenciem as questões legais críticas devido à velocidade e facilidade de uso dos serviços em nuvem.

Se um provedor armazena os dados do consumidor do serviço em um país diferente, ou transfere os dados para um país estrangeiro, um consumidor pode estar sujeito a questões de leis e regulamentos sem seu conhecimento.

O prestador de serviços tem a responsabilidade de assegurar a seus consumidores que ele não viole as leis de nenhum país estrangeiro.

Os provedores também devem informar aos consumidores de serviços em qual país eles armazenam seus dados para que eles possam tomar uma decisão se é seguro usar seu serviço na nuvem.

Estas responsabilidades ajudarão os consumidores a entender o que esperar dos provedores. Respeitar essas responsabilidades exigirá esforço dos provedores e consumidores para que o serviço possa ser benéfico para ambos.

O conhecimento desses direitos e responsabilidades ajudará os consumidores de serviços a tomarem decisões informadas.