A computação em nuvem é segura? Visão de Segurança!

A computação em nuvem é definitivamente uma revolução no mundo da tecnologia da Internet. Ela tornou novas coisas possíveis e ajudou muitos a economizar tanto tempo quanto energia. Em troca, os custos diminuíram. 

Entretanto, é do conhecimento geral que tudo tem um lado bom e um lado ruim. 

Computação Nuvem Segura Segurança
Uma visão sobre segurança na Nuvem

A nuvem não é uma exceção porque há várias preocupações dos clientes – especialmente quando se trata da questão da segurança. 

Como os mecanismos da nuvem são controlados por pessoas invisíveis em locais desconhecidos, existe um medo genuíno sobre a segurança, como discutido abaixo.

Preocupações com a Segurança na Nuvem

Há duas grandes brechas quando se trata de segurança nas nuvens. 

Primeiro, você se preocuparia com hackers ou com o acesso às suas informações por pessoas ilegais ou não autorizadas.

Isto pode levar ao comprometimento de informações confidenciais ou privadas; todos os seus dados são privados. 

Os hackers podem tirar proveito de das suas informações ou os dados podem ser usados para prejudicar seu negócio. 

O segundo tipo de preocupação é o mau funcionamento da infra-estrutura por parte dos serviços de armazenamento em nuvem. Há algumas empresas como a Ma.gnolia que entraram em colapso, perdendo dados vitais do cliente para sempre. 

Não há dúvida de que estas preocupações são reais. No entanto, a resposta à segurança está no provedor de serviços de nuvem. 

Antes de registrar uma conta gratuita ou contratar os serviços de uma empresa de armazenamento em nuvem, leia sobre seus termos e condições. Na verdade, informe-se sobre estas preocupações de segurança. 

Você ficará surpreso com algumas das políticas de segurança que existem por aí. Só no caso de dados terem sido comprometidos ou perdidos, a empresa deve ter uma causa de ação que supostamente remedeie seu problema. 

Muitas empresas afirmarão que suas políticas de segurança são de primeira linha e que não há nenhum receio de tais ocorrências. 

Obviamente, não basta apenas ouvir as palavras; você precisa ser protegido por escrito. Portanto, sim, os medos relativos à segurança são muito reais – certifique-se de que você esteja coberto pelo contrato ou acordo assinado imediatamente antes de ter acesso aos seus serviços. 

Você deve trabalhar com um provedor de serviços de nuvem que armazena uma cópia de segurança de todos os seus dados. 

Além disso, você precisa saber que procedimentos seguir no caso de algo ruim acontecer e de seus dados estarem comprometidos. 

Com esta garantia e conhecimento, é muito melhor operar em uma nuvem. 

No entanto, é sempre sensato trabalhar com empresas que foram vistas como tendo um melhor desempenho nesta área. Nem todo serviço de armazenamento em nuvem é digno de consideração. 

Na realidade, não há garantias e, neste sentido, é preciso estar preparado com uma garantia do prestador de serviços de cloud computing

Além disso, seja muito atento e realize uma pesquisa completa e saiba o que a lei em sua área diz sobre a segurança nas nuvens. E não se limite a isso. 

O país onde os servidores privados dedicados são armazenados terá certas leis que regem as operações; procure descobrir se você pode encontrar uma reparação adequada se algo der errado em um local diferente. 

A computação em nuvem é segura? A computação em nuvem tem suas próprias falhas ou desvantagens e, apesar de todos os benefícios, há uma profunda preocupação com a segurança. 

Não é perfeita ou infalível e para evitar sofrer as conseqüências da insegurança nas nuvens, seja proativo para garantir que você tenha um plano B ou que você saiba para onde recorrer se algo der errado seriamente. 
Um plano B pode ser manter seu próprio backup pessoal de todos os seus dados. Vale a pena acrescentar que casos de hacking e perda de bancos de dados nas nuvens são raros, mas isso pode acontecer.