Não receber ligações telemarketing

Como não receber ligações de telemarketing

Desde o dia 1º de maio já é possível não receber mais ligações de telemarketing de empresas que vendem produtos e serviços através de ligação telefônica. Muitas vezes isto se torna um inconveniente, principalmente quando é frequente e até abusiva a quantidade de ligações.Não receber ligações telemarketing

Caso esteja enfrentando este tipo de problema agora é possível cadastrar os números que não deseja receber ligações de telemarketing. A boa notícia é que podemos fazer isso pela internet através do site do Procon SP, e tudo é GRÁTIS. Obs.: Por enquanto o serviço está disponível apenas para consumidores residentes no estado de São Paulo.

Bloqueando ligações de telemarketing

Caso esteja sendo incomodado com as ligações é só acessar o site do Procon – SP através da url www.procon.sp.gov.br. Será a aberta a página oficial do órgão que protege o consumidor. Agora é só procurar pelo banner intitulado “Bloqueio de telemarketing”.

Clique na opção “Bloquear ou Desbloquear um número” e logo em seguida selecione o link “Cadastro de bloqueio” (do lado esquerdo).

Será aberto um formulário onde deverão ser preenchidos alguns dados do titular a linha telefônica como nome, endereço, email, cpf, etc. Na parte inferior é necessário informar os números dos telefones que devem ser bloqueados, do qual não deverá receber ligações de telemarketing.

O Procon enviará uma mensagem com uma senha para o seu email cadastrado. Esta senha servirá para desbloquear algum número telefônico.

Observações

  • Entidades assistenciais e empresas de cobrança não podem ser bloqueadas;
  • O serviço de bloqueio e desbloqueio de ligações de telemarketing é GRÁTIS;
  • Depois de cadastrar um número, a empresa tem um prazo de 30 dias para tirar o número do banco de dados e parar de fazer ligações;
  • Passando esse prazo, caso continue recebendo ligações, faça uma reclamação ao Procon SP;
  • Anote o número do telefone, dia e hora da ligação e faça a reclamação em até 30 dias;
  • A multa para empresas que descumprirem a lei vai de R$ 212 à R$ 3,1 milhões;
  • Caso queira voltar a receber ligações de telemarketing é necessário ir até o Procon SP.

Optando por não receber mais ligações de telemarketing você estará exercendo o seu direito de não ser importunado por empresas que querem, de todo modo, “empurrar” algum produto ou serviço que muitas vezes não estamos nem um pouco interessados.