Justificar voto Eleições 2012

Como justificar o voto nas Eleições 2012

É possível justificar o voto nas Eleições 2012 para prefeito e vereador de duas maneiras: no dia da eleição ou em até 60 dias depois da eleição. A justificativa do voto é muito importante Justificar voto Eleições 2012para no futuro não ter problemas com a justiça eleitoral e ser impedido de tirar passaporte, identidade, fazer concursos públicos, financiamentos, etc.

Justificar voto nas Eleições no dia

Quem estiver fora de seu domicílio eleitoral é obrigado a justificar o voto. O procedimento é bem simples, basta se dirigir até um colégio eleitoral e procurar pela sala de justificativas de votos. O eleitor deverá preencher um “Requerimento de Justificativa de Voto” informando o turno e o ano da eleição, no caso 2012.  Também será necessário escrever o nome completo do eleitor, do pai e da mãe. Os outros campos deixe para que o mesário preencha. Estando tudo correto é só assinar para definitivamente justificar o voto.

Se não quiser perder tempo preenchendo o requerimento para justificar seu voto no dia da eleição o TSE disponibiliza o formulário online na internet, onde é necessário apenas baixar, imprimir, preencher e levar até uma seção eleitoral.

Clique aqui para fazer o download do “Requerimento de Justificativa Eleitoral” (Formato PDF)

Caso opte por baixar o arquivo e preencher em casa, deixe para assinar sua justificativa de voto na presença do mesário, no dia da votação das Eleições 2012.

Justificativa depois das Eleições 2012

Caso não haja possibilidade de comparecer a um colégio eleitoral do dia de votar, o eleitor ainda pode justificar seu voto em um período de 60 dias a partir da data das eleições. Para isso basta se dirigir até um cartório eleitoral e preencher o formulário de justificativa pós-eleição.

Clique aqui para baixar o “Requerimento de Justificativa Eleitoral Pós-Eleição” (Formato PDF)

Também é possível baixar o formulário para justificar o foto através do site do TSE. Depois de preenchido é só levar até o cartório eleitoral ou enviar via Correios. Atente-se para não preencher nada errado e ter a justificativa rejeitada pela Justiça Eleitoral.

O voto é um direito de todos os brasileiros e caso não possa comparecer é necessário justificar o voto nas Eleições 2012. Depois de encerrada a votação os eleitores ainda podem acompanhar o resultado das eleições através do Divulga 2012, um aplicativo criado pelo TSE para saber o andamento da apuração em tempo real pela internet.